30
Anos
Brasil

A Terapia da Linha do Tempo® – Parte I – O Inconsciente e a Organização das Memórias

Voltar

 

George Vittorio Szenészi

Criada por um grupo de colaboradores liderados por Wyatt Woodsmall Ph.D. e Tad James, Ph.D., a Terapia da Linha do Tempo® tem sido um marco entre as modernas terapias orientadas para resultados. Os artigos que apresentamos vai mostrar alguns aspectos da teoria e da prática dessa terapia inovadora.

Na primeira vez em que Rute veio me ver para terapia, comecei a prepará-la para o uso da linha do tempo. Expliquei o que iria acontecer e exemplifiquei com uma emoção hipotética de raiva. Quando comecei a falar dos procedimentos da Terapia da Linha do Tempo, Rute ficou com o olhar parado, olhando para mim com aquele jeito de quem parece prestar atenção ao que você diz, e ao mesmo tempo está ausente. Quando lhe perguntei “alguma dúvida?”, ela mexeu a cabeça de um lado para o outro como que para acordar e comentou: “Puxa, quando você falou em raiva e em voltar no tempo, comecei a me lembrar de coisas que não me lembrava há anos. Revi momentos de raiva. Cheguei até a ver o dia em que fiquei louca de raiva de minha mãe que queria me bater. Eu tinha 9 anos e nem me lembrava disso.”

Um processo ainda pouco compreendido que a mente inconsciente realiza é organizar de certas maneiras todas as memórias que temos arquivadas em nossa estrutura mental. Nossas memórias não estão soltas e desconectadas em nossa mente. De maneira interessante e muito útil, elas aguardam certas ligações e conexões entre si. Sem essa rede de ligações, os atos de pensar, refletir e criar não seriam possíveis. O tempo, enquanto experiência subjetiva, não existiria. Viveríamos num eterno agora, sem história nem aprendizado.

No nosso dia a dia estamos cheios de exemplos dessas ligações entre as memórias. Se você começar a falar de momentos engraçados na sua vida, você vai notar que uma memória puxa outra e provavelmente de maneira muito natural você vai se lembrar de outros momentos engraçados. O mesmo acontece quando uma tristeza traz a lembrança de outras tristezas, ou quando numa briga de casal cada um dos lados desfia seu rosário de queixas: “Que nem naquele dia em que você apareceu depois do jantar e no outro em que chegou atrasado no aniversário do menino. É sempre igual!” O “sempre igual” nos mostra que todas essas histórias estão reunidas num único pacote com um mesmo rótulo. Elas são todas semelhantes em relação a alguma coisa, provavelmente a emoção que trazem à esposa queixosa.

O que você está encontrando aqui é a interconexão de todas as memórias que possuem algo em comum. Este ponto em comum pode ser um tema: a história profissional, as férias, as viagens, os encontros amorosos, por exemplo. Ou podem ser sentimentos e emoções: as memórias de tristeza, de medo, de desconfiança, as memórias de alegria ou as de prazer. Como na memória de um computador, cada ideia ou sensação pode identificar um arquivo. Dentro dele você encontra todas as memórias e experiências que se relacionam com o mesmo tema.

Tad James, criador da Terapia da Linha do Tempo®, chama de gestalt a cada conjunto de experiências ligadas pela mesma emoção. Cada gestalt pode ser representada como um colar de contas. Cada conta é uma memória com seus fatos, e o fio que as une é a emoção. Cada vez que você sente uma emoção desagradável de uma experiência, na realidade você está ativando a rede neurológica de todas as experiências em que aquela emoção esteve presente. Cada experiência, cada conta do colar, através da emoção se liga a outra experiência, outra conta do colar. Quando você passa por uma experiência que lhe traz tristeza intensa, você está inconscientemente passando por várias outras experiências anteriores de tristeza. Você está repetindo emoções antigas. E portanto não está vivendo integralmente o momento presente.

Considere agora uma gestalt de emoções. Se você pensar na gestalt como uma coleção de memórias que possuem um tema ou uma emoção em comum, você pode conceber que cada gestalt nem sempre existiu. Houve sempre um período na vida das pessoas em que uma determinada emoção ou circunstância ainda não havia sido experimentada. Um período em que a pessoa ainda não sabia o que era um medo ou uma raiva; ou ainda não tinha decidido ser insensível às emoções ou dedicar-se mais ao lazer do que ao trabalho. É o mais comum que estes períodos, antes de uma primeira experiência emocional, tenham ocorrido em épocas mais ou menos remotas na vida de cada pessoa. O que é importante compreender aqui é que houve um momento em que uma determinada emoção aconteceu pela primeira vez e antes dele essa emoção não existia na vida da pessoa.

Coisas semelhantes acontecem com todas as emoções desagradáveis. Houve uma primeira vez em que você sentiu tristeza, uma primeira vez em que sentiu medo, uma primeira vez em que sentiu culpa, uma primeira vez para cada nova emoção desagradável de sua vida.

Estes primeiros eventos das gestalts abrem caminhos novos em sua neurologia. A partir daí esses caminhos serão percorridos toda vez que experiências e emoções semelhantes forem evocadas em sua vida.

O primeiro evento de uma gestalt é chamado causa-raiz, por que é lá que nasce a história emocional de cada emoção. A Terapia da Linha do Tempo® lida com causas-raizes. O pressuposto é que todo problema emocional tem uma causa-raiz. E esta, via de regra, não é um evento traumático. A Terapia da Linha do Tempo® não busca os traumas na origem dos problemas pessoais. E não busca traumas por que as causas-raizes são anteriores aos traumas. São em geral eventos de pouca intensidade emocional, mas extremamente importantes porque foram os pontos de partida para o que mais tarde viriam a ser os problemas da vida de cada um. São os eventos que criaram os palcos para as cenas traumáticas que se desenvolveriam mais tarde.

Na Terapia da Linha do Tempo® momentos dolorosos e difíceis não precisam ser revividos. Quando as causas-raizes são tratados de maneira automática e inconsciente aqueles momentos são também reestruturados e aliviados. Esta é uma das razões pelas quais a Terapia da Linha do Tempo® é suave e eficaz. Vai às origens mais remotas de cada problema.

No próximo artigo vamos comentar a maneira com que sua mente pode levá-lo às causas-raízes.

Artigo publicado na Revista Conhecimento, 1999.

 
Depoimentos

Formei-me Master em TLT e venho utilizando-a desde então como uma das principais ferramentas de meu trabalho, obtendo excelentes resultados e aumento da inteligência emocional dos ver mais . . .
Regina Silva, psicóloga e coach


Profissionais   Credenciados

Encontre um profissional formado e credenciado mais próximo de você. Clique aqui.


Organização Credenciada

Área dos Profissionais
Login: 
Senha:


 Entrar