Que é a Terapia da Linha do Tempo
Perguntas frequentesBibliografiaAgenda
Histórico
Características
Principais Técnicas
Resultados Distintivos
Benefícios - Aplicações Práticas
Histórico
A Terapia da Linha do Tempo® - TLT tem seu início na década de 1980 a partir de experiências de Tad James, Ph.D., Wyatt Woodsmall, Ph.D. e colegas colaboradores que começaram a testar o uso de linhas do tempo para facilitar mudanças pessoais. No entanto, as linhas do tempo estão na história do pensamento há vários séculos. Seu conceito começou a ser construído no início da filosofia do tempo, sendo Aristóteles, no século IV a.C., o primeiro a mencionar o “curso do tempo” em Física IV. William James, filósofo e psicólogo, escreveu sobre a organização linear e interconectada das memórias em 1890 em seu famoso Principles of Psychology. O conceito foi retomado no final da década de 1970 por Richard Bandler e John Grinder, dois dos criadores da Programação Neurolinguística que, junto com colegas, descobriram que os indivíduos podiam identificar suas linhas pessoais do tempo. Poucos anos depois Tad James, Wyatt Woodsmall e seu grupo de colegas pela primeira vez desenvolveram um processo de mudança pessoal baseado em linhas do tempo. O livro Time Line Therapy and the Basis of Personality, escrito por James e Woodsmall, foi publicado em 1988.
No início da década de 1990 foi criada a noção inédita e particular de causa-raiz, que tornou a TLT uma abordagem realmente única em seu modelo e seus resultados. Nesse tempo, Tad James dedicou-se à difusão da TLT e manutenção de sua integridade e singularidade, credenciando instrutores para diversos países ao redor do mundo.
A Terapia da Linha do Tempo® chegou ao Brasil e América do Sul em 1993 através de George Szenészi, M.Sc., que em 1994 tornou-se o primeiro brasileiro e o primeiro latino-americano a integrar a equipe internacional de trainers de TLT, convidado e credenciado pessoalmente por Tad James. George Szenészi dedicou-se a desenvolver e sistematizar fundamentos teóricos, novos procedimentos e protocolos da terapia, que até então não existiam. Enriqueceu a TLT com o conhecimento profundo sobre linhas do tempo publicando em 2007 o livro Está na Hora!? A Psicologia das Linhas do Tempo. Desenvolveu a estrutura para conhecimento das emoções baseada em pesquisas recentes da neurociência afetiva de modo a aumentar a compreensão, precisão e eficácia da TLT. Com essas contribuições mais metodologias inovadoras como a Renovação Emocional Total® - RET e a técnica do Relaxamento Emocional Instantâneo® - REI, desenvolveu assim a Nova Terapia da Linha do Tempo®. Seu trabalho na formação de profissionais levou a Terapia da Linha do Tempo® a inúmeros estados brasileiros, à Argentina e Portugal. É autor ainda de “As Verdadeiras Emoções: Porque transformar sua vida emocional”.
Características
A Nova Terapia da Linha do Tempo® é uma abordagem breve de processo, consistente com o modelo da psicologia cognitiva, alinhada com a proposta de terapia orientada para a solução de problemas e com foco na mudança interna de referenciais de interpretação da realidade por meio da renovação emocional. Vai muito além das táticas de "ressignificações" que a maioria das abordagens utiliza. Vale-se de uma sequência de procedimentos que facilitam a criação de novo modelo interno de reconhecimento da realidade, modelo esse isento dos problemas anteriores e conectado aos sistemas emocionais biologicamente naturais do ser humano. Faz uma real renovação emocional. Desenvolveu-se como uma abordagem que produz muito rapidamente transformações profundas e duradouras, muito mais rápido e abrangente do que é correntemente chamado de terapia breve. Caracteriza-se por:
a. Um conjunto de pressupostos e um modelo de processamento cognitivo fundamentado na neurociência.
b. Procedimentos que guiam suavemente o cliente em passos para o alcance de determinados efeitos e resultados. Suas características peculiares permitem antecipar os efeitos das técnicas.
c. Uma linguagem, na relação com o cliente e em cada técnica, própria para o envolvimento positivo do inconsciente do cliente no seu próprio processo de mudança.
d. Uma atitude que suporta a forte crença nas possibilidades ilimitadas do cliente de produzir mudanças rápidas e significativas que respeitem sua integridade pessoal.
Principais Padrões e Procedimentos
Os processos de mudança pessoal da Nova Terapia da Linha do Tempo® se desenvolvem em torno de sete procedimentos principais para:
1. Identificar a linha do tempo. A linha do tempo pessoal indica o modo como o indivíduo se adapta ao seu meio externo e como ele percebe, sente e interpreta aspectos de sua vida emocional. É a via de acesso aos eventos inconscientes cuja renovação irá produzir as mudanças mais significativas na vida do cliente.
2. Identificar a causa-raiz de um problema. Cada problema e cada reação emocional disfuncional são entendidos como tendo origem em um evento particular denominado causa-raiz. A causa-raiz estabeleceu o ”palco primário” onde o problema mais tarde veio a se desenrolar. Causas-raízes não experiências suaves, não traumáticas, não são conscientes e comumente não são lembradas durante o processo. Os procedimentos da TLT permitem sua identificação e transformação de maneira muito suave.
3. Dissipar estados emocionais. A renovação emocional das causas-raízes dissipa o acúmulo das emoções substitutas de emoções como tristeza, raiva, medo, mágoa, culpa e inúmeras outras na estrutura psíquica e orgânica. Elimina de uma só vez todas os estados emocionais de mesma natureza acumulados nas memórias do cliente. (A noção de emoções substitutas está no artigo Prisioneiros Emocionais: https://metaprocessos.com.br/prisioneiros-emocionais/)
4. Neutralizar crenças e decisões limitantes. As dificuldades pessoais, comportamentos disfuncionais e atitudes limitantes se apoiam em decisões e crenças empobrecedoras e geralmente inconscientes. A Nova TLT® permite o acesso direto aos pontos de origem dessas crenças e decisões e a sua imediata “desconstrução”.
5. Ajustar e mudar uma linha do tempo. Inúmeros estados pessoais insatisfatórios, desconfortáveis e condutas ineficazes advêm dos “desenhos” das linhas do tempo. Alterações nas formas das linhas do tempo produzem mudanças profundas na maneira de sentir e reagir à própria história e na maneira de lidar com o contexto externo da vida. É uma das principais maneiras para ajuda no tratamento de dependências e no fortalecimento da capacidade de administração do tempo pessoal.
6. Alinhamento de valores. A motivação de uma pessoa, sua eficácia e sua fluidez na vida, assim como sua facilidade para alcançar sonhos e objetivos dependem fortemente de sua estrutura de valores pessoais. O Alinhamento de Valores é uma metodologia única para eliminar bloqueios internos de cada valor e promover o alinhamento interno do conjunto que rege cada área da vida e a vida como um todo de um cliente. O resultado é o aumento significativo da harmonia e equilíbrio de vida e sua maior capacidade de realizar projetos pessoais.
7. Instalar eventos futuros. Permite que objetivos e metas, de qualquer área da vida, sejam internalizados diretamente na estrutura inconsciente que gerencia as ações futuras. Em consequência e em contraste com métodos convencionais que requerem contínuas repetições e reforços, usualmente a instalação de eventos futuros é usada uma única vez para produzir os mesmos efeitos ou efeitos mais significativos no alcance de objetivos do cliente.
Resultados Distintivos
Tipicamente a Nova Terapia da Linha do Tempo® permite:
a. Rápida dissolução de emoções negativas massivas. O tempo médio de tratamento de cada conjunto de memórias de uma mesma emoção ou decisão limitante é de cerca de 10 minutos.
b. Tratamento indolor de experiências traumáticas e dolorosas. Devido ao conceito de causa-raiz e à tecnologia avançada usada nos procedimentos, experiências dolorosas e origens de emoções intensas são tratadas de forma suave e indolor.
c. Alcance de estados de bem estar em poucas sessões. Geralmente mudanças pessoais são alcançadas com um mínimo de ações, graças à precisão das intervenções terapêuticas.
d. Suporte efetivo. No desbloqueio de causas emocionais e no tratamento de disfunções físicas e orgânicas, a Nova TLT fornece maior suporte na manutenção do equilíbrio nos efeitos da reestruturação dos eventos desencadeadores das disfunções.
e. Identificação facilitada de bloqueios. Maior simplicidade no encontro da origem e tratamento dos bloqueios pessoais nos casos de limitações em qualquer área da vida, incapacidade de alcançar objetivos, estados emocionais negativos persistentes, memórias e outras condições resistentes.
f. Desbloqueio de processos terapêuticos difíceis. De acordo com o relato de inúmeros profissionais, a introdução da TLT no tratamento de clientes cuja terapia tinha encontrado um patamar de paralisação deu nova vida à relação terapêutica. Criou a oportunidade de profundas mudanças pessoais com a solução de problemas que não respondiam às intervenções anteriores do profissional.g. Criação do futuro. A abordagem orienta a vida futura, alinhando valores, objetivos, metas e condutas, maximizando a probabilidade de realização de aspectos da “vida ideal” desejada pelo cliente.
h. Resultados generativos e alavancadores. A característica generalizadora da Nova TLT tende a extrapolar os focos e objetivos iniciais, alcançando efeitos em diversas áreas da vida pessoal.
Benefícios – Aplicações Práticas
Exemplos das possibilidades e situações comuns em que a Nova TLT tem sido utilizada:
1. Acúmulo de memórias e experiências de vida com sentimentos inconscientes de raiva, mágoa, tristeza, medo, insegurança, culpa e outras emoções;
2. Fortalecimento da autoestima e da segurança pessoal;
3. Descontroles emocionais;
4. Perdas pessoais intensas, lutos demorados e experiências de alto estresse;
5. Tristeza, desânimo, estados depressivos e outros estados negativos persistentes;
6. Suporte a programas pessoais de emagrecimento;
7. Suporte ao tratamento médico de estados de dependência;
8. Medos intensos agudos e persistentes e estados de ansiedade;
9. Traumas antigos e experiências traumáticas múltiplas;
10. Dificuldades em relacionamentos interpessoais;
11. Ligações afetivas desarmoniosas ou conflitivas;
12. Indecisões e estados de divisão interna;
13. Mudança de crenças negativas ou enfraquecedoras sobre si, os outros e situações;
14. Mudanças constantes de humor;
15. Origens emocionais de dores e disfunções físicas;
16. Fortalecimento pessoal dos processos de autocura em disfunções físicas;
17. Fortalecimento do Sistema Imunológico para maior resistência pessoal;
18. Facilitação e superação de dificuldades na realização pessoal;
19. Fortalecimento ou dissolução de vínculos afetivos;
20. Harmonização de áreas da vida como relacionamentos, família, profissão e carreira, desenvolvimento pessoal, espiritualidade, saúde e energia pessoal. Suporte e facilitação de projetos pessoais e objetivos de vida.